O CRM-PB e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) tornaram-se parceiros na campanha “Denuncie imediatamente o desaparecimento de criança”, lançada em dezembro do ano passado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O presidente do CRM-PB, João Medeiros, apresentou a campanha à promotora de Justiça que coordena o Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Criança e do Adolescente (Caop da Criança), Soraya Escorel.

A campanha, que tinha como principal público-alvo os 370 mil médicos que atuam no território brasileiro (sendo que cerca de 5 mil estão em atividade na Paraíba), será voltada também aos demais profissionais da saúde, a profissionais da educação, segurança pública, aos integrantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e à sociedade em geral.

De acordo com João Medeiros, um dos principais objetivos da campanha é divulgar a Lei Federal 11.259/2005, conhecida como “Lei da busca imediata” e combater o mito de que é preciso aguardar 24 horas para fazer a denúncia sobre o desaparecimento de uma criança. “Essa lei prevê a busca imediata pela criança a partir da ocorrência policial. O tempo é fator crucial para encontrar uma criança desaparecida”, disse.

O pediatra também explicou que os médicos podem colaborar com o enfrentamento do problema durante o exercício da profissão. “A orientação é de que os profissionais fiquem atentos nos hospitais, pronto-socorros e clínicas quanto à presença de sinais de agressão, às semelhanças entre os pais e as crianças e ao comportamento da criança com a família”, destacou.

“Parabenizo a iniciativa do CFM e do CRM-PB e, desde já, afirmamos o interesse em integrar a campanha, não só pela sua importância, como pela necessidade de colocarmos em pauta esse assunto, esclarecendo a sociedade e sensibilizando os profissionais”, disse Soraya Escorel.