A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) decidiu adotar o processo Revalida – Exame Nacional de Revalidação de Diplomas do MEC – para convalidar os diplomas de médicos formados no exterior. A medida foi tomada após denúncias do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) ao Ministério Público Federal (MPF) sobre o mecanismo de validação da UFPB considerado falho para avaliar a qualificação e a habilidade dos profissionais formados em instituições estrangeiras.

Com a decisão da UFPB, a documentação dos 563 médicos formados no exterior e que se inscreveram para o processo de revalidação da universidade este ano será analisada e, em seguida, será divulgada uma relação dos convocados para participar do exame Revalida, o que para o presidente do CRM-PB, João Medeiros, é uma forma adequada de avaliar se os médicos tiveram formação de qualidade. O Revalida é composto de duas etapas, ambas eliminatórias, com provas escritas – objetivas e discursivas – e provas de habilidades clínicas.

“A UFPB tinha um processo de revalidação rigoroso, com provas escritas e práticas e índice de aprovação era muito baixo, numa clara demonstração da baixa preparação desses médicos. Após modificações, adotou-se apenas a equiparação da grade curricular. Aqueles que apresentassem um currículo com até 85% de equivalência com a UFPB ficavam dispensados de outras etapas, mas desta forma não é possível avaliar se o médico teve uma boa formação, se passou por aulas práticas, entre outros”, disse o presidente do CRM-PB.

Este modelo de equiparação de grade curricular foi adotado pela UFPB no ano passado e desde então tem preocupado o CRM-PB. Neste período, o número de inscritos no processo de revalidação da UFPB subiu consideravelmente, em função da facilidade do mecanismo. Para se ter uma ideia, este ano o exame nacional Revalida recebeu 677 inscrições em todo o país. Destes, apenas 65 foram aprovados. Já a UFPB teve 563 inscritos.

No último dia 9 de novembro, o presidente do CRM-PB, João Medeiros, esteve reunido com o reitor da UFPB, Rômulo Polari, para discutir os critérios de revalidação de diplomas de Medicina concedidos por faculdades do exterior pela UFPB. Nesta reunião, o reitor informou que a universidade iria aderir ao processo nacional Revalida.