Evento discute diagnóstico e tratamento da asma no CRM Imprimir E-mail
Sex, 22 de Junho de 2018 15:48

Profissionais da área da saúde participaram, na última quarta-feira (20), das atividades em alusão ao Dia Nacional de Combate a Asma, no auditório do Conselho Regional de Medicina da Paraíba. O evento discutiu o manejo clínico da asma no ambulatório e as avaliações de comorbidades que interferem no controle da asma, além do diagnóstico e tratamento em adultos e crianças.

Os conselheiros João Modesto, também coordenador do Programa em Educação Médica Continuada do CRM-PB, e Eurípedes Mendonça, participaram do evento, que foi realizado em parceria com a Associação Médica da Paraíba e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Durante o evento, foi realizada ainda uma sessão prática, com explicações sobre ‘o que temos que aprender e ensinar ao asmático’, aplicando questionário de controle da asma, uso do pico de fluxo expiratório e utilização de dispositivos inalatórios, espaçadores artesanais.

Considerada uma doença inflamatória crônica que atinge mais de 6 milhões de brasileiros adultos, a asma é responsável por mais de 120 mil internações anuais no Sistema Único de Saúde (SUS). A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que aproximadamente 235 milhões de pessoas – crianças e adultos- sofrem atualmente com a asma no mundo. No Brasil, estudos apontam que a prevalência da asma entre as crianças de 6 a 7 anos de idade é de 20%.

Av. Dom Pedro II, 1335 – Centro.  João Pessoa - PB | CEP. 58013-420 | Fone: (83) 2108-7200 | E-mail: crmpb@crmpb.org.br