Há exatos dois anos, no dia 18 de março de 2020, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba confirmou o primeiro caso de covid-19 no estado. Desde o dia 11 de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já havia decretado a pandemia, devido à rápida disseminação geográfica da doença.

Dois anos após o primeiro caso na Paraíba, apresentamos um balanço dos dados da covid no Brasil e no estado, além de um resumo das ações do CRM-PB neste período.

No Brasil

– Número de infectados – 29,5 milhões

– Número de óbitos – 656 mil

– Número de médicos falecidos – Mais de 900

Na Paraíba

– Número de infectados – 590.045 mil

– Número de óbitos – 10.166 mil

– Número de médicos falecidos – 50

Ações do CRM-PB

EDUCAÇÃO MÉDICA

Antes mesmo da covid-19 se tornar uma pandemia, o CRM-PB iniciou uma série de capacitações sobre a prevenção da doença. Posteriormente, realizou o curso “Intubação e Manejo das Vias Aéreas” para os médicos da linha de frente, capacitando profissionais de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Piancó, Cajazeiras e Monteiro. No formato virtual foram realizadas lives no instagram e webinares pela plataforma zoom, com diversos temas sobre a pandemia.

CAMPANHA MÉDICOS CONTRA O CORONAVÍRUS

Visitas a mais de 130 unidades de saúde de municípios de todas as regiões do estado, percorrendo cerca de 27 mil km para conhecer de perto a estrutura oferecida pelos serviços de saúde no atendimento a casos suspeitos e confirmados de covid-19 e reforçar o apoio do CRM-PB aos médicos da linha de frente.

NOTAS DE ALERTA E ORIENTAÇÕES

Publicadas diversas notas de alerta sobre os riscos de contaminação pelo novo coronavírus, a crescente ocupação de leitos e medidas de segurança para os profissionais de saúde.

REUNIÕES PERIÓDICAS COM DIRETORES DE HOSPITAIS COVID

Realizadas reuniões semanais virtuais com os diretores dos hospitais referência no tratamento da covid-19 no estado para conhecer as condições dessas unidades durante a pandemia.

CENSOS HOSPITALARES

Além das visitas presenciais e reuniões virtuais com diretores de hospitais, o CRM-PB também realizou os Censos Hospitalares, pelos quais o Conselho acompanhava os números de respiradores e leitos de UTIs e Enfermarias instalados e ocupados nos serviços de saúde referência para o tratamento da covid. Os dados eram divulgados aos gestores estaduais e municipais, além da imprensa.

REUNIÕES COM OUTRAS ENTIDADES

Foram realizadas reuniões e audiências com diversos órgãos em defesa da saúde paraibana, como Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública, gestores públicos e de hospitais para discutir problemas e soluções enfrentados pelos médicos do estado e a assistência à saúde da população.