O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) fiscalizou, no dia 16 de agosto, o Hospital Regional Dr Sá Andrade, em Sapé, a 60 km de João Pessoa. As condições encontradas foram semelhantes às verificadas na última vistoria, em outubro de 2021: permanência de pacientes graves na sala vermelha, medicamentos e equipamentos em quantidade insuficiente, setor de radiologia obsoleto, deficiências no fluxo da regulação (principalmente na cardiologia e na neurologia) e falta de médico diarista.

Conforme a equipe de fiscalização do Conselho, os pacientes internados no hospital e as prescrições ficam sob a responsabilidade dos médicos plantonistas, não havendo diarista para acompanhamento. Na radiologia não houve melhoria desde a última fiscalização e são realizadas apenas radiografias simples. Havia apenas um avental de chumbo em péssimas condições de conservação e higiene.

Na sala vermelha, onde há três leitos, todos estavam ocupados no momento da vistoria. Havia pia para lavagem de mãos, sabonete líquido, toalha de papel, carrinho de emergência, cânulas, aspirador de secreções, desfibrilador com monitor, laringoscópio, fonte fixa de oxigênio e ar comprimido, oxímetro de pulso, ressuscitador manual com reservatório e máscara, sondas para aspiração, caixa de materiais para via aéreas e dois ventiladores. Havia apenas uma bomba de infusão contínua.

Na sala amarela há dois leitos de observação femininos e dois masculinos. No local também são realizadas suturas e troca de sondas. Já na sala verde, de medicação, há três poltronas e apenas uma estava ocupada no momento da fiscalização. O CRM-PB também constatou que o hospital não possui diretor técnico nomeado, nem Certificado de Regularidade de Pessoa Jurídica. O relatório foi encaminhado à direção do hospital para as providências necessárias.