20 de dezembro de 2017

No último trimestre de 2016, o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) empossou comissões de ética médica de seis hospitais paraibanos. As comissões são prolongamentos do Conselho nos hospitais e têm o papel de educar, fiscalizar, prevenir, conciliar e abrir sindicância para posteriores julgamentos, se necessário, pelo CRM. Elas trabalham em parceria com o Conselho, de maneira preventiva, avaliando os aspectos éticos.

O presidente do CRM-PB, João Medeiros Filho, explicou que todos os estabelecimentos de assistência à saúde com mais de 15 médicos devem eleger, entre os membros do seu corpo clínico, comissões de ética médica. “Essas comissões são vinculadas ao Conselho Regional de Medicina e devem manter a sua autonomia em relação às instituições onde atuam, não podendo ter qualquer subordinação à direção do hospital”, explicou o presidente.

As comissões empossadas foram: Hospital Geral de Mamanguape (20 de outubro), Hospital da Visão (24 de outubro), Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira (27 de outubro), Maternidade Frei Damião (14 de novembro), Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (24 de novembro) e Complexo de Pediatria Arlinda Marques (14 de dezembro).

Hospital da Visão
Efetivos: Emerson Issamu Morishita, Amanda Eliza Goulart Gadelha, Mário Augusto P. Dias Chaves
Suplentes: Luís Alberto Fernandes Ferreira, Camila Lacerda Costa, Valério Câmara de Sousa Paiva

Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena
Efetivos: Gustavo C. Patriota, Orlando R. Santos, Leonardo de L. Leite, Fagner Barroso Martins Dantas, Rodrigo R. dos Santos Gonçalves, Felipe T. Sena.
Suplentes: Gilson R. Fernandes, Umberto J. de Morais Lima, Samir M. Tanure, Adilson de A. Viana Junior, Carlo E. Bueno Nunes e Arthur S. de Miranda Luna

Hospital Geral de Mamanguape
Efetivos: Francisco Martins Formiga, Emanuel Ricardo Barros, Carlos Alberto Marques
Suplentes: Frederico Tácito Rodrigues de Souza, Raimundo Fernandes da Silva e Francisco Edward Aguiar Filho

Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira
Efetivos: Marcelina Gomes da Silveira, Dinarte Rodrigues Veloso e Napoleão Gomes de Albuquerque.
Suplentes:Maria das Neves de Paula Maia, Rodrigo Gomes de Oliveira Souza e Vera Lúcia Assis Cartaxo

Maternidade Frei Damião
Efetivos: Zita de Macêdo Fernandes, Alba Lucia Eulálio Raposo Freire, Maria Emilia Caldas de Albuquerque Madruga, Vilani Maia de Macedo Costa
Suplentes: Edileusa Medeiros Formiga da Silva, Josete Marques Xavier, José Carlos Leal Neto, Rogério Maia de Melo Azedo