CRM Virtual

MÉDICA CRM-PB: 6461-PB

Cardiologia RQE: 5652

Clínica Médica RQE:5651

O Setembro Verde é uma campanha nacional dedicada a promover a conscientização sobre a importância da doação de órgãos no Brasil. Este mês é marcado por ações voltadas a estimular a discussão sobre o assunto, sensibilizar a sociedade e, com isso, aumentar o número de doadores, proporcionando esperança e novas oportunidades de vida para aqueles que aguardam ansiosamente por um transplante. A doação de órgãos é um ato de solidariedade e empatia que pode salvar múltiplas vidas.

Uma única pessoa pode beneficiar até oito outras com a doação de órgãos como coração, pulmões, rins, fígado, pâncreas e intestino. Além disso, tecidos como córneas, pele, ossos e válvulas cardíacas também podem ser transplantados, melhorando significativamente a qualidade de vida de diversas pessoas.

No Brasil, segundo dados atualizados, aproximadamente 50 mil pessoas estão na lista à espera de um órgão. Esse número destaca a necessidade urgente de aumentar o número de doadores, já que, para muitos, o tempo de espera pode significar a diferença entre a vida e a morte.

Infelizmente, enfrentamos muitos desafios no processo de doação, como a falta de informação clara e a resistência familiar. A principal barreira para a doação de órgãos ainda é a recusa familiar, em cerca de 40% dos casos. Para reverter esse cenário, é fundamental que haja diálogo entre os membros da família sobre o desejo de ser doador.

O avanço tecnológico também trouxe uma nova opção: hoje, é possível deixar registrado eletronicamente o seu desejo de ser doador no site do Conselho Nacional de Justiça, facilitando o processo e deixando clara a sua vontade.

Mesmo que a pessoa tenha se manifestado em vida, a decisão final continua sendo da família. Por isso, é essencial que as famílias conversem abertamente sobre o assunto, para que, no momento em que for necessário, essa decisão seja tomada com clareza e respeito, fazendo valer a vontade do ente querido.

O Setembro Verde é um convite à reflexão. Pensar na doação de órgãos é pensar no próximo, na possibilidade de transformar a dor da perda em esperança para outras pessoas. Converse com seus familiares, esclareça suas dúvidas e, se possível, registre sua vontade de ser um doador. Ao final, o maior presente que podemos dar é a vida.