Por Dr. Dr. Leandro Tavares
MÉDICO CRM-PB: 4633
Cirurgia Geral RQE: 2486
Urologia RQE: 2487
Na transição dos 40 para os 50 anos, os homens passam a receber constantes recomendações sobre as consultas de rotina com o urologista. A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil, pela primeira vez, em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. Além disso, temos também O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata que é comemorado no dia 17 de novembro.
O câncer de próstata é o segundo mais frequente câncer masculino (perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma), sendo uma das principais causas de morte por câncer na população masculina. A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso).
A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual. O diagnóstico precoce do Câncer de Próstata aumenta significativamente as taxas de cura que podem chegar a 95% com a cirurgia que atualmente pode ser realizada por Via Robótica, Videolaparoscópica ou Aberta.
No Novembro Azul, o grande objetivo é a conscientização dos homens e das suas parceiras de que o diagnóstico precoce é a melhor forma de curar a maioria dos pacientes. Cuidar da saúde é um ato de amor!