Dra. Maria do Socorro Ferreira Martins
MÉDICA CRM-PB: 3588
Pediatria RQE: 3767
Presidente da Sociedade Paraibana de Pediatria (SPP)
Conselheira do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB)
O Pediatra acompanha, de forma integral e longitudinal, todas as etapas do crescimento, da maturação e do desenvolvimento humano, desde a vida intrauterina até o final da adolescência, promovendo intervenções que repercutem positivamente durante toda a vida adulta.
Seu cuidado começa antes mesmo do nascimento, por meio da consulta pediátrica pré-natal, quando acolhe, orienta a família, fortalece vínculos, prepara os pais para a chegada do bebê e contribui para um início de vida mais seguro. A partir desse momento, estabelece uma relação contínua de confiança com a criança, o adolescente e sua família, acompanhando o crescimento físico, o desenvolvimento neuropsicomotor e a saúde emocional, cognitiva e social.
O Pediatra é o especialista da infância e da adolescência. Sua formação é adquirida por meio de três anos de residência médica, dedicados exclusivamente ao cuidado desse período da vida. Muito além de tratar doenças, promove saúde, previne agravos, acolhe famílias, reduz hospitalizações, evita complicações, diminui a mortalidade infantil e contribui para que crianças e adolescentes alcancem seu pleno potencial.
Entretanto, o Brasil ainda enfrenta um grande desafio: transformar esse cuidado especializado em um direito efetivamente garantido a todas as crianças e adolescentes.
É importante esclarecer que o problema não é a falta de Pediatras.
O Brasil apresentou, na última década, crescimento de 61,6% no número de Pediatras, alcançando aproximadamente um Pediatra para cada 1.140 crianças e adolescentes (cerca de 88 Pediatras por 100 mil crianças e adolescentes), densidade semelhante à observada em diversos países de alta renda. O verdadeiro desafio brasileiro está na distribuição desses profissionais e na implementação de políticas públicas capazes de garantir sua presença na Atenção Primária à Saúde.
Grande parte dos Pediatras concentra-se nas capitais e no setor privado, enquanto a Atenção Primária à Saúde, responsável pelo cuidado da maioria das crianças brasileiras, ainda conta com participação insuficiente desses especialistas.
Na Paraíba, o estado possui 894 Pediatras com Registro de Qualificação de Especialista (RQE), correspondendo a aproximadamente 89 Pediatras para cada 100 mil crianças e adolescentes, ou cerca de um Pediatra para cada 1.120 crianças. O desafio permanece sendo ampliar sua distribuição e inserção na Atenção Primária.
Reconhecendo essa necessidade, a Sociedade Brasileira de Pediatria lidera o movimento pela reinserção do Pediatra na Atenção Primária à Saúde. Como resultado desse trabalho, foi apresentado o Projeto de Lei nº 4.305/2025, de autoria da Senadora Eudócia Caldas, aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e atualmente em tramitação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
Garantir o acesso ao Pediatra não é um privilégio. É investir na saúde, na educação, na proteção social, no desenvolvimento humano e na prosperidade de uma nação.
Nenhum outro profissional substitui o olhar especializado do Pediatra sobre a infância. Seu conhecimento integra aspectos biológicos, emocionais, comportamentais e sociais, proporcionando um cuidado especializado, centrado na criança, na família e nas necessidades de cada etapa do desenvolvimento.
Ao estabelecer vínculos duradouros com pais e cuidadores, o Pediatra fortalece a confiança, orienta práticas educativas baseadas em evidências, apoia a parentalidade positiva e contribui para a formação de crianças mais saudáveis, seguras, emocionalmente fortalecidas e preparadas para exercer plenamente sua cidadania.
Neste Dia do Pediatra, celebramos e homenageamos todos os profissionais que dedicam suas vidas à proteção do maior patrimônio de uma nação: suas crianças e seus adolescentes. Renovamos também o compromisso de defender políticas públicas que garantam a presença do Pediatra em todos os níveis de atenção à saúde, especialmente na Atenção Primária.
Valorizar o Pediatra é valorizar a infância. Defender sua presença em todos os níveis de atenção à saúde é assegurar que cada criança tenha a oportunidade de crescer com saúde, proteção, dignidade e pleno desenvolvimento. Cuidar da infância é investir no maior patrimônio de uma nação e construir um Brasil saudável, próspero e com mais equidade, onde todas as crianças tenham acesso às mesmas oportunidades de crescer e desenvolver seu pleno potencial.
Parabéns, Pediatra, pelo seu dia! Nossa admiração, respeito e gratidão por transformar conhecimento em cuidado, ciência em esperança e dedicação em um futuro melhor para milhões de crianças e adolescentes brasileiros.
Referências bibliográficas
- SCHEFFER M et al. Demografia Médica no Brasil 2025. FMUSP/CFM/AMB/Ministério da Saúde.
- Sociedade Brasileira de Pediatria. Movimento pela Reinserção do Pediatra na Atenção Primária à Saúde.
- Conselho Federal de Medicina. Cadastro Nacional de Especialistas com Registro de Qualificação de Especialista (RQE).
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo Demográfico 2022 e Estimativas Populacionais 2025.
- Senado Federal. Projeto de Lei nº 4.305/2025, de autoria da Senadora Eudócia Caldas.