reuniaocremegoO vice-presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), Antônio Henriques, e o diretor de fiscalização, Bruno Leandro de Souza, visitaram nesta quinta-feira (16) o Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego) e conheceram o formato de aplicação do Exame de Egressos, realizado neste estado desde 2017, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médico e a formação dos novos profissionais. Eles foram recebidos pelo diretor científico do Cremego, Waldemar Naves do Amaral.

“Estas visitas são muito importantes para conhecermos as experiências exitosas de outros Conselhos e aprenderemos com elas. Em Goiás, chama a atenção o Teste de Egressos, uma ferramenta de auxílio para o Conselho verificar a qualidade do ensino médico do estado e uma feedback importante para as escolas médicas verem o que é preciso melhorar e o que não está satisfatório no desempenho de seus alunos”, afirmou Antônio Henriques.

O Exame de Egressos do Cremego acontece, desde o ano passado, no formato virtual e neste ano contou com a participação de 750 formados e recém-formados em medicina. Foram explicadas todas as etapas da aplicação, elaboração de edital e das provas, correção e divulgação dos resultados. Esse trabalho será apresentado à diretoria do CRM-PB, que também estuda a criação do exame.

Outras ações do Cremego, como a entrega da comenda Honra ao Mérito Profissional Médico em comemoração do Dia do Médico e o trabalho que vem sendo realizado junto às escolas médicas, também foram citados. Hoje, Goiás conta com 16 faculdades de medicina e a Paraíba, com 9.

Antônio Henriques e Bruno Leandro compartilharam com o diretor do Cremego o que tem sido feito no CRM-PB, como as visitas a todos os municípios do Estado para a avaliação da rede de saúde. “Esse trabalho tem nos permitido contribuir com a gestão da saúde”, disse o diretor de Fiscalização, que também relatou as reuniões com acadêmicos de medicina, que têm como temas centrais a ética médica e a gestão de carreiras.

Antes da reunião para a apresentação do exame, eles conheceram o Estúdio Cremego e o monumento em homenagem aos médicos vítimas de Covid-19. O diretor Científico explicou que o estúdio, instalado na sede do Conselho, possibilitou ao Cremego melhorar a qualidade técnica das lives e cursos online iniciados em 2020 e que vêm levando informações aos médicos e a toda a sociedade sobre diversos assuntos relacionados à área da saúde. As quase 150 lives já realizadas também abordaram temas, como homenagens, lançamento de livros e outros.