A visão nos indica para onde vamos. A estratégia, como chegar lá. Planos e metas nos dizem como implementar e avaliar nossas estratégias na prática. A visão é um retrato de um processo, não estrutura. Imaginem bem, fazer mais e depressa, não sinalizam que estamos fazendo o certo. Será que as prioridades escolhidas estão efetivamente bem definidas, focadas, proporcionam perspectivas para um pensar maior. Tudo pode ocasionar perdas se não responderem afirmativamente a estas questões. O realce é de que tratam-se de decisões individuais. Trabalhar em cima de prioridades significa dar aos clientes os benefícios que desejam e necessitam, a um preço que eles julguem razoável e, por outro lado, permita se operar de forma competitiva, com lucratividade. Regras, processos e métodos são importantes, contudo os fins deverão sempre estar focados no atingimento de objetivos, comemorando-se valores e obtendo resultados. De que vale uma ordem plena, irretocável, se não existir resultados a comemorar? Cuidado com a prepotência. Ser bom em algo, nada sugere que sejamos bons em tudo, afinal existe a diversidade, outros também detêm suas habilidades e competências, daí poder significar apenas petulância ou autoritarismo, que acrescentam nada além de uma forte desaprovação. Certo fica que uma empresa vencedora, sólida, competitiva e reconhecida, precisa oferecer atenção especial a sua administração financeira. Acompanhar seus fluxos em sentido amplo, de preferência de forma simultânea, até porque estão encadeados. A partir do caixa, aos pedidos de compras, seus projetos, sua produção, os giros dos seus estoques – dinheiro não se estoca, se aplica, de preferência no próprio negócio – a um atendimento de boa qualidade. Que busque simplificar seguidamente as operações e tenham como grande arma reduzir custos. Por isto mesmo precisa cuidar para evitarem concentrar energia em métodos e disciplina ao ponto de sobrepujar os objetivos. A eficácia exige concentração em resultados, afinal respondem pela sustentabilidade e sobrevivência, além de como ensinou Petter Drucker não existe empresa sem lucro. Lição de vencedor significa inovação constante, mudança de produtos ou serviços, antes que o velho esteja morto ou esgotado. É bem mais salutar que a obsolescência seja decretada por você mesmo, de dentro para fora, antes que os outros ou o mercado o faça. Apoio. Precisamos bem mais de analistas de resultados que analistas de sistemas. Cada um tem sua importância, todavia ninguém sobrevive sem sustentabilidade e esta significa resultados. O que é vanguarda? Estamos nela? Como podemos permanecer nela? Sabemos o que fazer com ela? São questões de suma importância sinalizadoras dos tempos vindouros. Nos dias atuais, de extrema competição, só podemos ter no mercado e na própria vida duas posições ou alternativas. Vanguarda ou museu! Aucélio Gusmão Médico

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