29 de setembro de 2011

A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Severino Rufino, na zona rural do município de Gado Bravo, a 190 km de João Pessoa, foi interditada na tarde desta quarta-feira (28) pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) e pela Vigilância Sanitária Estadual. A fiscalização foi solicitada promotora de Justiça, Adriana Amorim, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde.

De acordo com o relatório da fiscalização, o prédio da UBSF não conta com a infraestrutura necessária para atender os pacientes, com pedaços do reboco das paredes caindo, dificuldades na acessibilidade e os poucos móveis em péssimo estado de conservação. As salas são menores do que o mínimo necessário, que seria de 3m x 3m. Há apenas dois banheiros, sendo um deles sem pia, dentro da cozinha e com acesso pela sala de curativos.

“Um dos problemas gravíssimos encontrados pela fiscalização foi a sala de curativo, que funciona também como sala de vacina e de urgência. Tudo funcionando junto, em uma sala pequena, com janela aberta, por onde entram moscas. Realmente, presenciamos um sinal de abandono na unidade de saúde”, destacou o diretor de fiscalização do CRM-PB, Eurípedes Mendonça.

Também foram constatados perigos para a população usuária da UBSF, como o quadro energia aberto, fiação elétrica exposta e ventiladores sem a grade protetora. “Falta higiene, com o uso de copos de vidro, em vez de copos descartáveis. O consultório médico não apresentava o mínimo de conforto necessário e o modelo de atestado médico estava desatualizado”, disse Eurípedes Mendonça.

Além do CRM-PB, da Vigilância Sanitária e do Ministério Público, participaram da fiscalização o Conselho Regional de Enfermagem e o Conselho Regional de Farmácia. “A farmácia também estava em condições precárias, mas nem pôde ser interditada pelo CRF por falta de farmacêutico na hora da fiscalização”, completou Eurípedes.