O Ministério Público da Paraíba (MPPB) apresentou, na última sexta-feira (26), as medidas e estratégias adotadas pela instituição para o aumento da cobertura vacinal no estado e a adesão da Paraíba ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, coordenado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), João Modesto Filho, e o conselheiro Cláudio Orestes estiveram presentes à reunião.

O procurador-geral de Justiça do MPPB, Antônio Hortêncio Rocha Neto, fez a apresentação do Pacto aos conselheiros do CNMP, Jayme Martins de Oliveira Neto e Ângelo Fabiano Farias da Costa, e aos demais representantes do MPPB, do CRM-PB, da Secretaria de Saúde do Estado, da Secretaria de Saúde de João Pessoa, do Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e do Conselho Regional de Enfermagem (Coren PB).

Também participaram da reunião, o corregedor-geral, José Roseno Neto; o ouvidor do MPPB, Aristóteles Santana; a 1ª subprocuradora-geral, Vasti Cléa Lopes; o 2º subprocurador-geral, Francisco Lavor; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde do MPPB, promotora Fabiana Lobo; o promotor de Justiça Leonardo Pereira; e o presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APM), Leonardo Quintans.

A promotora Fabiana Lobo apresentou a atuação do MPPB para o aumento da cobertura vacinal na Paraíba, mostrando dados da pandemia de covid-19 à atualidade. Ela ressaltou o trabalho em rede com as secretarias estadual e municipais de saúde, no qual o MPPB encaminha aos promotores de Justiça do estado notas técnicas e minutas de recomendações para instar os gestores municipais a adotar as medidas necessárias para o aumento da cobertura vacinal.