O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB), o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB) reuniram-se na última segunda-feira (18) para discutir ações que garantam a segurança obstétrica das pacientes. A audiência foi realizada no MPPB e, dentre os encaminhamentos, foram definidas visitas a unidades de saúde, campanhas educativas e reuniões com os gestores públicos.

A reunião foi conduzida pelos promotores de Justiça de João Pessoa, Glauberto Bezerra (Consumidor), Leonardo Pereira de Assis (Saúde) e Jovana Tabosa (Saúde). O CRM-PB foi representado pelo presidente, João Modesto Filho, e pelo diretor de fiscalização, Bruno Leandro de Souza. Representando a OAB-PB estavam o presidente, Harrison Targino, e os presidente de comissões Ana Cristina Estrela (Direitos Humanos), Raphael Viana (Direito Médico), Janayna Nunes (Rede Sororidade), Ana Beatriz Eufrazino (Combate à Violência contra a Mulher), Izabelle Ramalho (Mulher Advogada) e Christiane Nascimento da Silva, secretária da Comissão de Combate à Violência contra a Mulher.

João Modesto destacou que, com a reunião, foram sinalizadas medidas que podem diminuir uma série de problemas ou acontecimentos negativos. “Propomos visitas às maternidades, com o MPPB e a OAB-PB, para que todos compreendam a estrutura, as condições, o fluxo das pacientes e, assim, possamos corrigir os problemas. Também pretendemos fazer cartilhas e nos reunirmos com os gestores”, afirmou o presidente do CRM-PB. Bruno Leandro de Souza acrescentou que é preciso adotar as boas práticas e ações positivas que definam as condições ideais para oferecer segurança às gestantes.