cursointubaoO Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB), através do programa de Educação Médica Continuada, capacitou 72 médicos que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais referência no tratamento da covid-19, nesta quarta (14) e quinta-feira (15), em João Pessoa. O curso teve como tema Intubação, Manejo das Vias Aéreas, Ventilação Mecânica Protetora e Interpretação de Gasometria. O presidente do CRM-PB e coordenador da Educação Médica Continuada, João Modesto Filho, e o segundo secretário e coordenador do curso, Walter Azevedo, participaram da abertura do treinamento, na quarta-feira pela manhã.

“O CRM tem também o papel de capacitar os médicos, por isso temos um programa de educação médica continuada permanente. Com o crescimento do número de médicos atuando em UTIs, vimos a necessidade de oferecer este tema, abordando tanto a parte teórica, como a prática”, afirmou João Modesto. Ele ressaltou que o Conselho realiza, periodicamente, capacitações gratuitas em diversas cidades do estado.

Walter Azevedo ressaltou que, em agosto, o curso de Intubação para os médicos que atuam nas UTIs deve ser aplicado em cidades do interior do estado. “Ano passado capacitamos mais de 200 médicos neste curso, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Sousa e Monteiro. Este ano, esta já é a segunda turma, em João Pessoa. Em junho, 80 médicos foram treinados”, disse Walter.

O curso foi ministrado pelos médicos Humberto Arcoverde, Homero Max, Igor Carvalho, Edvan Benevides Júnior e Paulo Tarcísio Neto. “Seguimos todos os protocolos sanitários, com distanciamento, uso de máscara e higienização constante das mãos. Separamos os alunos em quatro turmas distintas para não haver aglomeração e realizamos o treinamento em nosso auditório que é amplo e tem capacidade para 200 pessoas”, explicou o coordenador do curso.