Os novos conselheiros da gestão 2019-2024 tomaram posse na última terça-feira (1), em uma cerimônia administrativa na sede do Conselho Federal de Medicinda (CFM), em Brasília. Os conselheiros eleitos pela Paraíba foram Adriano Sérgio Freire Meira (efetivo) e Annelise Mota de Alencar Meneguesso (suplente). Após a leitura do juramento, os conselheiros assinaram a ata de posse.

Em seguida, foi realizada a primeira plenária da atual gestão, em que foi eleita a diretoria para os próximos 30 meses. O representante dos médicos pelo Mato Grosso do Sul, Mauro Luiz de Britto Ribeiro, foi eleito para o cargo de presidente do CFM.

O representante dos médicos do Mato Grosso do Sul, Mauro Luiz de Britto Ribeiro foi eleito para o cargo de presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Sessão Plenária realizada nesta terça-feira (1º/10), em Brasília. Logo após o resultado da votação, ele relembrou sua trajetória de dez anos na autarquia e afirmou ter otimismo diante dos desafios que a categoria enfrenta.

Cirurgião-geral, Ribeiro formou-se pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (RJ), em 1984, e fez residência em Cirurgia Geral no Hospital Souza Aguiar (RJ), além de ter cursado pós-graduação no Hospital Monte Sinai, em Nova Iorque (EUA). Ele presidiu o Conselho Regional de Medicina do Estado do Mato Grosso do Sul (CRM-MS) de 2005 a 2007; e foi 1º vice-presidente do CFM entre 2014 e 2019, onde coordenou o Departamento de Comissões e Câmaras Técnicas. Neste último período, teve atuação destacada em áreas ligadas ao direito médico, urgências e emergência e ensino médico, entre outras.

Com a votação da chapa única que se apresentou em plenário foram confirmados ainda os seguintes conselheiros como diretores do CFM:
1º Vice-Presidente: Dr. Donizetti Dimer Giamberardino Filho (PR);
2º Vice-Presidente: Dr. Alexandre de Menezes Rodrigues (MG);
3º Vice-Presidente; Dr. Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti (AL);
Secretária-Geral: Dra. Dilza Teresinha Ambrós Ribeiro (AC);
1º Secretário: Dr. Hideraldo Luís Souza Cabeça (PA);
2º Secretário: Dra. Tatiana Bragança de Azevedo Della Giustina (RS);
Tesoureiro: Dr. José Hiran da Silva Gallo (RO);
2º Tesoureiro: Dr. Salomão Rodrigues Filho (GO);
Corregedor: José Albertino Souza (CE);
Vice-corregedora: Helena Carneiro Leão (PE);
Comissão de Tomada de Contas: Anastácio Kotzias (SC), Ademar Carlos Augusto (AM) e Júlio Braga (BA).