Há alguns anos, o Conselho Regional de Medicina da Paraíba vem manifestando sua preocupação em relação aos aspectos éticos das eleições, sobretudo pelo expressivo número de médicos que atualmente participa do processo eleitoral como candidatos nas esferas municipal, estadual e federal. É natural que, em face da estreita relação que estabelece com seu paciente, a médico desponte como liderança, principalmente nas comunidades menores, ao lado do prefeito, do juiz e do padre. Daí a sua ascendência sobre o eleitor e a facilidade de abordá-Io, não raro utilizando-se da profissão como instrumento de captação de votos, infringindo, por conseguinte os ditames éticos e, em particular, o que preceitua o nosso Código de Ética Medica. O engajamento da Instituição, ao lado de diversas entidades públicas e representativas da sociedade civil, no FOCCO (Fórum de Combate a Corrupção) – iniciativa voltada para o combate e a prevenção da corrupção contra o patrimônio público, zelando, portanto, pela transparência, ética e lisura na gestão pública e na política -, e a assinatura no dia 25 de maio de 2010, do Pacto pelo Voto Consciente, em solenidade realizada no TRE-PB, representam nosso compromisso com causa tão meritória. Nesse contexto, e a guisa de contribuição, estamos reeditando esta cartilha atualizada e elaborada com muito esmero pelo Assessor Jurídico do CRM-PB Dr. Rodrigo Farias e pelo Diretor do Departamento de Fiscalização deste CRM, Conselheiro Eurípedes Mendonça, na esperança de que possa nortear nossos candidatos, reafirmando nosso propósito em colaborar com as ações desse importante Fórum. João Gonçalves de Medeiros Filho Presidente do CRM-PB. Clique AQUI e faça o download.