Por João Modesto Filho
Presidente do CRM-PB | CRM-PB 973
Endocrinologia e Metabologia RQE 1026

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou recentemente uma Resolução que trata da vedação do uso de esteroides androgênicos e anabolizantes com finalidade estética, ganho de massa muscular e/ou melhora do desempenho esportivo. Isso decorre do fato de não existirem comprovação cientifica ou segurança para o paciente quando essas substâncias são usadas para estas finalidades. A indicação de tratamento com hormônios é feita em casos de deficiência comprovada dos mesmos, mas, se observa um aumento vertiginoso de utilização com fins estéticos ou de melhora de performance, o que coloca a saúde do usuário em risco inaceitável.

Os efeitos dos esteroides anabolizantes são geralmente de dois tipos: efeito anabolizante, que contribui para o aumento da massa muscular, e efeito androgênico, que participa no desenvolvimento e na maturação dos caracteres sexuais masculinos. Muitas vezes, a dosagem que é feita em situações discordantes dos conhecimentos científicos chega a ser 10 a 20 vezes maior do que as necessidades fisiológicas. Importante é lembrar que o uso crônico pode levar a hospitalizações e aumentar o risco de morte em até 4,5 vezes em pessoas jovens, com boa saúde e sem antecedentes de problemas médicos.

Desse modo, nessas situações os usuários podem apresentar efeitos secundários numerosos e variáveis, sendo alguns irreversíveis. Podemos encontrar mudanças de comportamento afetando a função cognitiva e/ou emocional, risco de problemas psicóticos paranoicos ou maníaco-depressivos, problemas cardiovasculares, disfunções hepáticas e renais, comprometimento da função sexual e da fertilidade em mulheres e em homens, com redução da libido e da potência sexual, alterações cutâneas (acne, queda de cabelo, seborreia), desequilíbrio do sistema endócrino, aumento da possibilidade de desenvolver um câncer, por exemplo, de fígado, entre outros agravos à saúde. Por fim, não se pode afirmar que seu uso feito para fins estéticos e de performance é seguro e, assim, a população deve ser informada do perigo a que está exposta e que pode colocar em risco a vida das pessoas.