CRM-PB Entrevista:  Fabiana Lobo, promotora do MPPB

No dia 24 de maio, o estado da paraíba aderiu ao Plano Nacional pela Consciência Vacinal, coordenado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e que visa incentivar uma atuação em rede de diversos órgãos e entidades envolvidos com a saúde pública, para que o Brasil retome os índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal. No dia 26 do mesmo mês, em reunião no Ministério Público da Paraíba (MPPB), o Plano foi apresentado a diversas instituições, dentre elas o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB). O presidente, João Modesto Filho, e o conselheiro Cláudio Orestes participaram da reunião.

Na entrevista a seguir, a promotora e coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Saúde (CAO Saúde) do MPPB, Fabiana Lobo, explica como funcionará o Plano, fala sobre a importância da conscientização da população sobre a necessidade da imunização, do trabalho realizado pelo MP para aumentar as coberturas vacinais e da participação fundamental do CRM-PB e dos médicos para esta retomada dos índices seguros de vacinação.

Quais orientações o MPPB tem feito aos municípios que ainda apresentam baixa cobertura vacinal?

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) vem acompanhando os dados da cobertura vacinal no estado. Há um procedimento que tramita no Centro de Apoio das Promotorias da Saúde em que são solicitadas à Secretaria de Saúde do estado remessas mensais da cobertura vacinal, das vacinas obrigatórias e das vacinas de campanha, por município. Diante destes dados, o Centro de Apoio reencaminha as informações para os promotores de todo o estado da Paraíba, para que cada um, em sua localidade, possa cobrar do gestor a adoção de medidas para o aumento da cobertura vacinal. Juntamente com as informações e os dados é encaminhado um kit de atuação. Neste kit tem uma portaria de procedimentos, recomendações e, se for necessário, termo de ajustamento de conduta e petição de ação civil pública, para que o município adote medidas, como busca ativa do público alvo, através das equipes de saúde, faça horários estendidos do funcionamento das salas de vacina, tenha vacina em todas as unidades básicas de saúde, realize campanhas locais de conscientização vacinal. Então, o MP vem exigindo que o poder público municipal adote medidas proativas, diligencie no sentido de ir atrás da população para que possa aumentar a cobertura vacinal no estado.

Com a adesão da Paraíba ao Plano Nacional pela Consciência Vacinal do CNMP, a sra acredita que haverá uma retomada dos índices seguros de vacinação no estado?

O Plano Nacional de Conscientização Vacinal do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) é um instrumento de extrema importância para conseguir a pactuação com os estados, com os Ministérios Públicos em cada estado, com o intuito de se adotar medidas de conscientização, medidas proativas em busca da população. Além disso, o Plano irá incentivar campanhas locais para que a população seja conscientizada sobre a importância da vacina e, dessa forma, aumentarmos os índices de vacinação no país. O Brasil já foi paradigma internacional em termos de vacinação e, infelizmente, nos últimos anos, caímos no ranking vacinal. Precisamos voltar a ser esta população conscientizada da importância da vacina.

É preciso um pacto coletivo, entre diversos órgãos e entidades, para que as metas de vacinação sejam alcançadas?

É preciso, sim, que haja o engajamento através do pacto com vários atores, na questão da busca e da conscientização vacinal.  Aqui na Paraíba já há um engajamento, O MP trabalha de mãos dadas com a Secretaria de Saúde do Estado e com as Secretarias de Saúde do município, em busca da conscientização vacinal.

Como a sra avalia a atuação do Conselho Regional Medicina da Paraíba (CRM-PB) nesta rede de parcerias?

A participação do CRM é fundamental, pela relevância e pela confiança que a sociedade tem na classe médica. Se cada médico, ao atender, seja na rede pública, ou na rede privada, fizer o seu papel de conscientizar os pais, a família sobre a importância da vacinação, com certeza haverá um acréscimo significativo no índice de cobertura vacinal. Então, é de extrema importância o engajamento de toda a classe médica nesse papel de conscientização da necessidade do bem que a vacina faz, afastando o negacionismo e as fake news. O CRM já está engajado neste pacto, o que irá aumentar a proatividade pela vacinação na Paraíba e no Brasil.