No dia 1º de abril de 2023, a diretoria do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB), presidida por João Modesto Filho, completa 2 anos de gestão. Eleita para o mandato de 1º de abril de 2021 a 30 de setembro de 2023, a diretoria vem trabalhando em defesa da boa medicina e do bem-estar da sociedade. Foram dois anos de atividades intensas, realizando serviços cartoriais e judicantes, fiscalizações, educação médica, campanhas, eventos, além da participação em reuniões e discussões com outras instituições em prol do médico e da população.

“Temos trabalhado bastante pela defesa de questões primordiais para a categoria médica e para uma assistência digna à população. Além de exercemos nossas funções primordiais, temos trabalhado pela humanização do médico. Agradeço a colaboração dos conselheiros e a participação ativa de todos os membros da diretoria, além de nossos funcionários”, afirma João Modesto Filho. CONFIRA AQUI O VÍIDEO DE DR. JOÃO MODESTO COM UMA BALANÇO SOBRE OS 2 ANOS DE GESTÃO

A atual diretoria é composta pelos seguintes membros:

Presidente: João Modesto Filho⠀
Primeiro-Vice-Presidente: Antônio Henriques de França Neto⠀
Segunda-Vice-Presidente: Débora Eugênia Braga Nóbrega Cavalcanti⠀
Secretária: Luciana Cavalcante Trindade⠀
Segundo-Secretário: Walter Fernandes de Azevedo⠀
Tesoureiro: Heraldo Arcela de Carvalho Rocha⠀
Segundo-Tesoureiro: Bruno Leandro de Souza⠀
Corregedor: Klecius Leite Fernandes⠀
Vice Corregedor: Valdir Delmiro Neves

2021: desafios e empenho ainda em tempos de pandemia

O primeiro ano de gestão da atual diretoria ainda foi marcado pelos efeitos da pandemia de covid-19. Por isso, foram realizadas diversas atividades online e algumas presenciais, além da continuidade do programa “Médicos Contra o Coronavírus”, que apoiou os médicos, visitando unidades de saúde de todas as regiões da Paraíba, e a criação do programa “Médicos sem Jaleco”, que começou a divulgar os hobbies dos médicos paraibanos a incentivar a busca por atividades prazerosas, além da medicina.

Também se destacaram no ano de 2021, os cursos de Educação Médica Continuada, as fiscalizações, as notas de alertas e orientações aos médicos, além da realização de reuniões e encontros com gestores da saúde e outras instituições.

Foi um ano ainda de reconhecimento do trabalho do CRM-PB por outras instituições, com o recebimento de diplomas e comendas do Senado Federal, da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Patos.

Ações de destaque em 2021:

– 865 novas inscrições primárias, 226 secundárias, 74 transferências e 24 temporárias

– 370 fiscalizações em unidades de saúde da Paraíba

– Inauguração da 3ª Delegacia em Patos

– Posse de novos delegados (Campina Grande) e representantes do CRM-PB (Piancó, Cajazeiras e Monteiro)

– Posse de 22 Câmaras Técnicas

– Posse de Comissões de Ética Médica de 5 hospitais

– Palestras sobre “Carreira Médica e Ética” nas faculdades de Medicina

– Publicação de 4 livros e e-books

– Eventos: Dia da Mulher e Mês do Médico

2022: humanização e proximidade com os médicos

Em 2022, o CRM-PB se aproximou ainda mais dos médicos paraibanos, oferecendo cursos, realizando reuniões, visitando e fiscalizando unidades de saúde, participando de solenidades e palestras nas faculdades de Medicina, além de realizar eventos que agregaram, valorizaram e humanizaram os profissionais.

Com a diminuição do número de casos graves e de óbitos por covid-19, 2022 foi um ano com diversas ações presenciais, principalmente, no segundo semestre, que demonstraram o empenho e a dedicação do CRM-PB em fortalecer a Medicina paraibana em prol dos profissionais e da saúde da população.

As principais ações em 2022:

– Educação Médica Continuada ofereceu 14 cursos e capacitações

– Realização de 10 aulas sobre Carreira e Ética Médica para alunos do último período do curso de Medicina

– Programa de Humanização: Médicos Sem Jaleco; Homenagem às mães médicas; Homenagem aos pais médicos

– Departamento de Fiscalização realizou 327 vistorias, 17 interdições éticas do trabalho médico e 15 desinterdições

– A Secretaria realizou 1.096 novas inscrições

– A Corregedoria promoveu 8 sessões de julgamento e instaurou 99 sindicâncias

– Interiorização: plantões de serviços cartoriais nas delegacias de Sousa e Patos

– Sede do Conselho com geração de energia solar

– Realização de concurso público para cargos efetivos

– Renovação da frota

– Atualização do planejamento estratégico