Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Cálcio: Herói ou Vilão? PDF Imprimir E-mail
Qui, 11 de Agosto de 2011 00:00

Autor: Marco Aurélio Smith Filgueiras (Professor / MÉDICO) - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Veiculação: Portal CRM-PB


O cálcio é um mineral essencial para a vida. Sua principal função é a formação e manutenção dos ossos e dentes. Mas também atua no relaxamento e contração muscular, na coagulação sanguínea, na transmissão nervosa e nos batimentos cardíacos. Ninguém pode viver pelo menos no planeta terra, sem cálcio, incluindo as plantas e até mesmo os “minerais”. Até aqui um verdadeiro herói. Mas está se tornado vilão porque tem muita gente tomando cálcio desnecessariamente nos nossos dias por conta da “famigerada osteoporose”.

Disse em 2009 em um artigo publicado no Jornal do Conselho Regional de Medicina da Paraiba (CRMPB) que esta condição afeta uma minoria e não a maioria das pessoas. Só 20 a 30 % do cálcio que as pessoas tomam em forma de comprimidos é absorvido pelo intestino. Os outros 70 a 80 %  é expelido pelo organismo através das fezes ou vão se alojar em outros locais do organismo podendo ser na vesícula biliar ou nos rins e pior nos vasos sanguíneos. Nestes ocorre uma aceleração da calcificação vascular e conseqüentemente elevam a incidência de eventos cardiovasculares como por exemplo “infarto do miocárdio”. Esta informação extraímos de uma meta-análise publicada no famoso British Medical Journal(BMJ) há cerca de um ano.

A ingestão desse mineral proveniente da dieta é segura e o Food na Drug Administration(FDA) recomenda um consumo regular de 700 mg de cálcio por dia, proveniente de iogurtes(melhor do que o leite), queijo, folhas verdes, legumes, feijão, milho, gergelim, brócolis, amêndoa, laranja. Mantendo este consumo e obtendo a vitamina D da exposição regular ao sol junto com a simples caminhada o cálcio é fixado nos ossos tornando os suplementos desnecessários para a maioria das pessoas.

Última atualização em Ter, 16 de Agosto de 2011 18:09
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Regional de Medicina da Paraíba -Todos os direitos reservados
Av. Dom Pedro II, 1335 – Centro.  João Pessoa - PB | CEP. 58013-420 | Fone: (83) 2108-7200 | E-mail: crmpb@crmpb.org.br